Palestras sobre estigma

O Sérgio era um colega, estudante de Coimbra, que pôs fim à sua vida em 2019, depois de ter enfrentado graves problemas psicológicos sem ter acompanhamento adequado.

Ficou na memória de muitos como uma pessoa afável, criativa e dinâmica.

 

A história do Sérgio fez-me perceber que a grande maioria dos doentes psiquiátricos, quando não são devidamente acompanhados e não aceitam a sua doença, são os primeiros a contribuir para o estigma. Criei este projeto para tentar de algum modo mudar isso.

Tenho dado palestras em Centros de Terapia Ocupacional com doentes crónicos cuja maioria dos utentes são esquizofrénicos, precisamente para lhes explicar a doença e mostrar que o caminho é a aceitação e não a negação ou tentativas de suicídio.

Também dou palestras a estudantes no seio das suas faculdades, em palestras orientadas para a erradicação do estigma e ajuda ao próximo.

Não quero que ninguém se sinta abandonado por ainda não ter encontrado uma solução terapêutica adequada. Quero olhar para os doentes (e não para a doença) e mostrar-lhes que há solução e que pôr termo à vida não é o caminho.

Copyright © 2019 Pacifico. Developed by OvaTheme