Um em cada cinco portugueses sofre de uma doença do foro mental.

Está provado que ser de meios socioeconómicos vulneráveis constitui um fator de risco para desenvolvê-la.

Metade das pessoas que se tentam suicidar têm menos de 45 anos.

No nosso país, a lista de espera para consulta de psicologia nos centros de saúde é superior a meio ano.

Se não há falta de profissionais da saúde mental formados em universidades portuguesas, há que investir na sua integração nos quadros de saúde do sistema público. Mas enquanto exigimos isso, apenas 5% dos gastos do orçamento da saúde são atribuíveis a despesas com saúde mental.

É urgente mudarmos o paradigma da saúde mental no nosso país para que pare de ser vista como o parente pobre da saúde física. Porque a mente, também dói.

Decidimos criar uma solução inovadora em que tentamos arranjar respostas sociais e profissionais para situações negligenciadas ou doentes/utentes em situação económica desfavorecida que desistem de estar na lista de espera do serviço público.

A @COMUNIDADE AJUDA pretende integrar voluntários pro-bono de áreas tão diversas como a psiquiatria, a psicologia, a terapia ocupacional, a enfermagem e ainda celebrar algumas parcerias com técnicos especialistas em exercício físico, professores de yoga/mindfulness e outras respostas promotoras da saúde mental, criando uma comunidade integrada de respostas gratuitas.

Paralelamente, qualquer pessoa pode e deve contar-nos a sua história e pedir ajuda, sem que lhe cobremos um único cêntimo pelo apoio e reencaminhamento para soluções sociais adequadas.

És profissional da Saúde Mental? Queres ser voluntário?

Aceitamos médicos, psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais e outros profissionais

Precisas de ajuda? Sentes que não existem respostas para ti?

Podes contar-nos a tua história para percebermos como podemos ajudar! Garantimos sigilo.

BANCO DE VOLUNTÁRIOS/PARCEIROS

Brevemente disponível

Ajuda-nos a ajudar! Torna-te sócio!

Copyright © 2019 Pacifico. Developed by OvaTheme