Saúde

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter saúde é muito mais do que a ausência de doença; de facto este conceito abrange o bem estar físico, psíquico e também social. Uma pessoa saudável, é portanto alguém que, para além de não padecer de uma ou mais patologias, é uma pessoa que se encontra bem adaptada ao contexto em que vive, ao meio que a rodeia.


Apesar de em várias ocasiões se falar em vários tipos de saúde (por exemplo, saúde mental) a saúde é una, isto é quando nos sentimos mal por um determinado fator ou num determinado domínio este mal-estar ou doença irá afetar os outros domínios. Um outro tópico a ter em consideração é a definição de mal-estar para cada um de nós. Como seres únicos temos também formas diferentes de percecionar o nosso meio envolvente e os desafios por este apresentados, bem como formas distintas de reagir a estes mesmos desafios. Tal implica que, o bem estar de cada um é uma dimensão subjetiva à vivência dessa mesma pessoa.


No âmbito da saúde mental, esta é definida pela OMS como “o estado de bem-estar no qual o indivíduo realiza as suas atividades, pode fazer face ao stress normal da vida, trabalhar de forma produtiva e frutífera e contribuir para a comunidade em que se insere”. Para a saúde mental, assim como para a saúde no geral, contribuem fatores de naturezas diversas tais como o contexto socioeconómico da pessoa, o seu percurso desenvolvimental, o contexto cultural e político passado e atual, as estratégias que possui para lidar com as adversidades que vão surgindo na vida, e não menos importante alguma carga genética existente ou inexistente que a poderá colocar numa situação de maior predisposição para o desenvolvimento de algumas patologias. O próprio meio ambiente em que a pessoa habita pode influenciar a sua saúde, a presença nas proximidades de espaços verdes, ou pelo contrário um ambiente mais citadino e de grande trânsito automóvel por exemplo.

Nunca se falou tanto de saúde e da sua importância do que agora, já que a pandemia de covid-19 que afetou a população mundial veio colocar-nos numa situação de debilidade perante um agente patogénico do qual conhecemos pouco. Neste âmbito ouvimos falar também de “saúde pública” este conceito diz respeito à saúde das comunidades, de todos de uma forma geral e está intimamente relacionada com os decisores políticos, já que são estes que garantem o estabelecimento de medidas para garantir a saúde de uma determinada população. A saúde pública sendo um conceito que se refere à saúde de todos, requer, de igual forma, a responsabilidade de todos. Como vimos anteriormente, os nossos níveis de bem-estar e saúde são muito diversos, por causa disto nem todos corremos riscos idênticos quando expostos neste caso ao vírus do sars-cov-2. Desta forma, devemos ter o máximo respeito pelas debilidades e comorbilidades que outros possam apresentar. Cumprindo as regras que os especialistas e os decisores estabelecem estamos a protegermos a nós e a todos num ato cívico de respeito pelo bem que é a saúde. 


Departamento de Pedagogia e Formação – Inês Freitas e Violeta Oliveira

Copyright © 2019 Pacifico. Developed by OvaTheme