A Crónica do Enfermeiro Tiago - o que faz um Enfermeiro Especialista em Saúde Mental?

    A enfermagem é uma profissão e uma ciência que se preocupa com a forma como cada pessoa, família, grupo ou comunidade lida com as questões de saúde física e mental e tem como objectivo ajudar o ser humano a manter, melhorar e recuperar a saúde, ajudando-o a atingir a sua máxima capacidade funcional tão rapidamente quanto possível. Na enfermagem existem diferentes especialidades e uma delas é a enfermagem de saúde mental e psiquiátrica.

 

    Em Portugal existem 2081 (em 2019) Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (Enfermeiros de Saúde Mental) que trabalham em diversos contextos, tanto na promoção da saúde mental e no combate ao estigma como no cuidado a pessoas em processo de sofrimento, alteração ou perturbação mental.

 

    Os enfermeiros de saúde mental trabalham em equipa multiprofissional, tanto no hospital como na comunidade, com o objectivo de manter, melhorar e recuperar a saúde mental das pessoas que cuida (pode ir desde o acompanhamento a grávidas, crianças, jovens, adultos e idosos).

   

    Mas o que fazem, em concreto, os enfermeiros de saúde mental?

    Os enfermeiros ajudam a pessoa a mobilizar os seus recursos (individuais ou do contexto), por meio de interações individuais ou em grupo. Através da relação que estabelecem com a pessoa, por exemplo, os enfermeiros promovem a adesão ao regime terapêutico (medicação, acompanhamento em psicologia, psicoterapia ou psiquiatria), promovem o autocuidado (desde aspectos relacionados com a higiene até ao treino de competências como ir às compras) ou prestam apoio à família da pessoa com doença mental. Na perspectiva da promoção de saúde mental, os enfermeiros de saúde mental têm diversas intervenções, entre outras, em ambiente escolar ou com grupos de idosos e outras populações vulneráveis.  

 

    Nas equipas de saúde mental, os enfermeiros de saúde mental, pela proximidade e contacto que têm com as pessoas de quem cuidam, representam um recurso importante para detetar precocemente sinais de sofrimento mental, intervindo e/ou encaminhando para outros elementos da equipa. Por outro lado, ao reconhecer a importância do contexto, estes enfermeiros apoiam os familiares e a comunidade (escola, instituições, etc). 

 

Tiago Casaleiro – Enfermeiro Especialista em Saúde Mental – Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa

Copyright © 2019 Pacifico. Developed by OvaTheme